domingo, 14 de julho de 2024

MUITOS BATMAN´S NAS IAS

Quando resolvi colocar uma ideia sobre o Batman na inteligêmncia artificial, fiquei curioso para ver o que ela me daria. Vou mostrar aqui todas as imagens que tive da Ideogram e da Leonardo - duas plataformas que mais fuço ultimamente para fotos. 

Começando pela Ideogram - www.ideogram.ai

Prompt: Em um cenário urbano gótico, uma linda mulher olha admirada para o grande e imponente Batman parado ao seu lado

Prompt mágico traduzido: Em uma paisagem urbana gótica, uma bela mulher olha com admiração para o alto e imponente Batman parado ao seu lado. O Batman está vestido com seu icônico terno preto e cinza, com o símbolo do Morcego exibido em destaque em seu peito. A mulher, vestida com um sofisticado vestido preto, olha para Batman com um misto de espanto e admiração. O fundo apresenta edifícios escuros e iminentes e um céu mal iluminado, aumentando a atmosfera geral sombria e misteriosa.


Não faço a menor ideia do critério que esses prompts mágicos utilizam para existirem, mas deixo-os porque servem para complementar a ideia colocada. Parece que ele é opcional. 

As fotos coloridas são aparentemente inocentes, embora eu tenha notado um quê de segundas intenções na postura do morcegão. Será que é coisa da minha cabeça?

A que é quase preto e branca eu considero um espetáculo! 

Mais quatro imagens:


Como perceberam, as coloridas são bem parecidas, dá até para fazer uma brincadeira como fotonovelas ou criar um gif. A outra destoa bem, pois é tomada pelos tons de cinza e a mulher está bem mais bonita. 

Porque o tamanho destas ficaram maiores aqui? Não sei, acho que é porque as outras são mais retangulares, em 9:16. Então dá essa diferença na hora de colocar aqui.

Vamos para mais quatro:


Eu alterei um pouco o texto, pedi beijo na boca e falei em Batman apaixonado, mas, como viram acima, isso só veio em uma foto. Deve ser culpa do tal prompt mágico.


Como puderam perceber acima, essas são menos coloridas e sem pedir beijo na boca. Claro que o prompt mágico poderia ter feito, mas acho que ele é assexual, então prefere não ir para esse lado.

Agora, as que foram geradas pela Leonardo - www.leonardo.ai 

A disposição delas é diferente. Enquanto a ideogram agrupa de 4 em 4 e te mostra apenas uma no que seriam pastas a serem clicadas para que as demais sejam vistas, a Leonardo, mesmo fazendo de 4 em quatro, mostra uma a uma de maneira individual, deixando seu espaço com cara de feed e não de pastas.

O prompt mágico também é diferente. Quando deu as imagens  prontas, ele acabou se msiturando ao meu texto, tornando-se uma coisa só. Então não há uma separação do que é meu texto e do que é da plartaforma, mas pode ser que eu seja burro e não esteja sabendo ver direito aonde se separa isso. Como o que me interessa é a imagem, não me ligo muito nos prompts que acabam variando de uma imagem para outra. Por isso, como cada foto tem  seu prompt individual, vou colocar apenas o primeiro, só para vocês terem uma ideia.

Prompt: Em um cenário urbano gótico e mal iluminado, uma mulher encantadora com pele de porcelana e lábios vermelhos olha com admiração para a figura imponente e imponente do Batman parado ao lado dela, sua capa tremulando suavemente ao vento sinistro, seus cabelos escuros caindo em cascata pelos ombros de marfim. enquanto ela estende a mão delicada para tocar seu peito robusto e blindado, tendo como pano de fundo arranha-céus decrépitos cobertos de hera e luzes de rua amarelas cintilantes e doentias, toda a cena banhada em um tom laranja quente, místico e aveludado, evocando uma sensação de fascínio proibido e proteção mística.


Existem estilos de imagens que vocês escolhem, então, se me lembro bem, eu escolhi três estilos diferentes. Essas acima estão mais para ilustração tipo desenho. 

Vou colocar mais quatro:


Conforme viram acima, agora a atmosfera não é tão desenho assim, está mais gótica, sem muitas cores e tem um clima sombrio. Todas muito parecidas, na verdade, com apenas um e outro detalhe diferente..

Vou colocar mais quatro:


Olhem como a simples ambientação vermelha muda o clima todo da situação. Confesso que achei as mulheres aqui um tanto estranhas. 

Vou colocar mais quatro:


Como puderam ver acima, os detalhes em vermelho trouxeram uma certa curiosidade, pois, em duas delas, o morcegão aparece com capa vermelha. Será que pegou do Superman? A primeira tem uma placa em idioma oriental e na segunda aparece algo em inglês, mas creio que foi distorcido. Não coloquei mulher nenhuma, para ver o que a I.A me entregaria.

Seguem mais quatro:


Não me lembro qual foi a dessas fotos acima. Acredito que a I.A já estava saturada de mim. Achei tudo muito estranho. 

Seguem mais quatro:


De volta como o solitário cavaleiro da trevas no cenário gótico e pesado. E mais capa vermelha... 

Seguem as últimas quatro, agora em outra proporção:


Essa foi minha experiência ao testar o Batman nessas duas plataformas de inteligência artificial. É evidente que devem existir os comandos específicos na linguagem da pogramação mais apropriada. 

Uma vez eu conversava com um amigo que manja muito dessas coisas, eu falei que a I.A não conseguia fazer pra mim um gato xadrez. Ele, em um minuto, me deu uma foto do gato xadrez feita na Ideogram. Daí quis saber como ele tinha conseguido, então ele me enviou o prompt - não esses "textículos" que coloco à toa, mas um prompt real, cheio de comandos específicos de programação. Peguei o prompt dele e vi que funcionava mesmo, pois passei a ter vários gatos xadrezes.

Então a conclusão que eu chego é que para nós, reles mortais que não entendemos nada disso, é um mero entretenimento de curiosidade, mas em mãos de quem realmente entende, acredito que pode-se fazer coisas impressionantes. 

4 comentários:

  1. As imagens são sensacionais, mas algumas chamaram mais minha atenção: O Batman flutuando inexplicavelmente, a capa vermelha se arrastando na água suja da rua, uma moça que estava baixa que parecia prestes a fazer um boquete e a mais impactante: a imagem de uma moça que parece ter sido extraída de um álbum de fotografia, absolutamente real, não mais desenho. Fiquei pensando que se essa não é uma imagem criada, mas uma fotografia manipulada, então o futuro pode ser mais sombrio que o cenário do Batman, pois será possível colocar uma pessoa real, um líder político em situações ou locais onde nunca esteve, induzindo as pessoas ao erro e ao julgamento mais equivocado. E as imagens da Leonard são piores que a concorrente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso a mesma coisa em relação às fotos. Leonardo volta e meia se atualiza. A ideogram eu não sei, mas acredito que também.
      Obrigado pela presença.

      Excluir
  2. Ilustrações belíssimas!! dá pra inventar muita coisa com isso, inclusive uma história em quadrinho. Definitivamente, capa vermelha não combina com o Morcegão Noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quem tiver o domínio pode fazer muita coisa, inclusive HQs. Pois é... capa vermelha, capa arrastando no chão não dá.

      Excluir