terça-feira, 20 de agosto de 2024

DESVICIAÇÃO


Estou sentado, neste exato momento, terça-feira, 19h17, em uma das poltronas confortáveis do RibeirãoShopping. Perdi as contas de quantas vezes vim ao longo deste ano, porque tem feito parte de um hábito pós-caminhada.
 
Meu trajeto acaba em um local no centro da cidade, onde passam ônibus pra cá. E aqui passam ônibus que me levam direto à minha casa, sem precisar retornar ao centro. 

O hábito de caminhar está cessando aos poucos. Antes, caminhava cerca de 10km, trajeto de ida e volta entre onde moro e o centro. Logo vi que precisava mudar isso, pois chegava morto em casa. A caminhada deve servir para dar disposição, e não para deixar exausto. De que adianta fazer caminhada e em casa não aguentar me levantar nem para tomar um copo d'água?

Passei a fazer apenas metade do percurso - ir até o centro. Para voltar, o ônibus. Aproximadamente 5km. Tá bom. Melhor que nada. No centro, descobri esses ônibus que me levam a qualquer lugar onde eu queira. Por que não? Assim foi durante um bom tempo. 

Meus joelhos vêm apresentando barulho de areia quando me sento. Algumas vezes, após caminhar o trajeto, sinto minha perna inteira doer e percebo a rótula do joelho pesada. A esquerda. É só com a perna esquerda. Será devido ao fato de ser canhoto? 

Olho. Ela não está inchada. Minhas pernas são lindas. Se eu fosse um cachorro, ou melhor, se existisse uma versão canina de mim, treparia nestas pernas. O Fabiano humano que lute! Voltando ao foco, descobri que esse barulho de areia no joelho pode ser desgaste. De acordo com o que pesquisei em vários locais, isso é um sinal de atenção para algo considerado irreversível: artrose. Como não é meu desejo desencadear isso, estou trabalhando minha mente para acabar com essas caminhadas. 

Eu me acostumei a andar, sentir o vento no rosto, olhar as calçadas, o povo feio, o povo bonito, as lojas, vitrines, mendigos, cocô de passarinho, a descansar na poltrona confortável de um shopping, a passear pelo interior dele (que não é pequeno - outra caminhada), a comprar sempre alguma coisa no hipermercado integrado, ou nas lojas americanas, ou tomar um sorvete baratinho no Méqui, ou café, ou comer uns salgados. Não sei como ficarão esses detalhes. Sei que terei de abolir a caminhada como está, se eu quiser continuar andando sem problemas. 

Percebo que a diferença entre hábito e vício, em algumas circunstâncias, tem a ver com o impacto resultante. Ninguém considera vício a repetição costumeira de atos considerados saudáveis, mas ninguém gosta de atribuir a palavra hábito ao chocolate (ou doce, café, leite) que a gente tem mania de degustar antes de dormir, enquanto vemos filme ou qualquer coisa na TV. 

Você corre? Limpa a casa? Prefere vegetais à massa, carne e gordura? Então você tem hábitos. Você fica demais no celular? Você fuma? Bebe? Relaxa e goza (com ou sem alguém)? Então você tem vícios, meu amigo - e logo ouvirá por aí que precisará tratá-los. 

Estou em processo de desviciação - ou, caso prefira: mudança de hábitos. E coloquei no plural porque contarei mais numa outra postagem. 

15 comentários:

  1. Me identifiquei totalmente com seu texto. Mas você ainda é muito jovem (creio que meu filho mais velho está na mesma faixa etária que você) e talvez fosse bom ouvir a palavra de um ortopedista sobre essa mudança de hábitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 47. Sou gordo, já indo pro obeso. Caminho, mas não faço academia e nenhum outro exercício físico com regularidade, ultimamente nem séquisu. Então esses detalhes podem ser importantes. Nas o seu conselho é bom. Irei atrás de ver isso sim, mas sem desespero.
      Estou fazendo uns desenhos. Pretendo mostrar em breve. Espero que você goste, pois retrata o mundo dos homens maduros em suas rotinas familiares.
      Um abraço ❤️

      Excluir
  2. E aí?
    Atividade física é importantíssima principalmente para quem está começando a ter artrose. É preciso praticar também exercícios que fortaleçam os músculos que que circundam o joelho. Peça orientação a um ortopedista, educador físico ou em algum bom canal no youtube.
    Eu sempre me exercitei, desde a adolescência. Por ser militar, a atividade física fazia parte da rotina. Passei uns anos também correndo, nada de mais, uma hora em passos moderados mas depois resolvi trocar pelos treinos de HIT (exercícios intervalados de alto impacto) que produzem em 10 minutos o mesmo que uma hora de corrida.
    Não se desvicie de uma atividade física, ela faz bem ao corpo e à mente.

    agora, a frase "Minhas pernas são lindas. Se eu fosse um cachorro, ou melhor, se existisse uma versão canina de mim, treparia nestas pernas" - foi totalmente desnecessária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi desnecessária, assim como chocolates, sorvetes são desnecessários também para nossas vidas. Ah, Ah. Fazemos coisas desnecessárias, como ficar muito tempo na Internet.
      Tenho um pouco de aversão por academias. Todo mundo que conheço que foi em academia sofreu lesões. Não estou negando os benefícios da musculação, só fico analisando se compensa, pelos ônus, pois para todo bônus há um ônus. Nas épocas que me exercitei, fiz em casa. Flexões e abdominais. Na época da pandemia descobri um modo que faz de pé, além de trabalhar a musculatura do abdômen, trabalha as pernas também, pois você ergue a perna direita, seu cotovelo esquerdo precisa tocar seu joelho direito - sua mão fica no rosto, na lateral dele, isso faz com que seu cotovelo esquerdo fique em altura compatível para ser tocado pelo joelho e vice versa.
      A questão de fazer em casa é que após um tempo você se desestimula. Normalmente eu fazia por dois, três meses no máximo.

      Excluir
    2. Eu também não gosto de academias, nem mesmo quando elas eram menos "tóxicas" como hoje pois viraram templos onde homens e mulheres gravam seus treinos para postar na internet e ganhar likes. Sem falar naquelas mulheres que se você olhar para ela por um segundo já vai lhe perguntar porque a está assediando...
      Faço musculação em casa, tenho halteres e também treino calistenia (treinos com o peso do corpo).
      Continue fazendo.
      Ah, e chocolates são imprescindíveis para a vida.

      Excluir
    3. Ah, eu daria uma desmunhecada e diria "oi, bem? Ki foi, kirida?"

      Excluir
  3. Olá, Fabiano, prazer!
    Vindo conhecer seu blog e amei a forma que escreve, que texto gostoso de ler e muito bem escrito. Parabéns!
    Já estou te seguindo e voltarei mais vezes.
    Abraços.
    Sheila (She)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita. Volte quando quiser. Bem-vinda.

      Excluir
  4. Barulho de areia no joelho? Xiii, faz tempo que eu tenho isso, ainda mais quando subo escadas. Entre ida e volta do trabalho, ando cerca de 8 km diários; se eu passo em outros locais, chega a mais, 10, 11 km, e também tenho me sentido muito mais cansado que há uns anos.
    Também gosto de andar... ver povo bonito, povo feio... bonito, tá difícil, hein? Ainda mais no calçadão do Centro.
    Então, você também é canhoto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou canhoto. Esse quadro da areia não é grave, mas indica que pode se agravar se continuar no mesmo ritmo. Dizem que ando rápido (eu acho que ando devagar). Deve ser isso. Dá minha casa até o centro da aproximadamente 45 minutos de caminhada no meu andar normal. Se ando devagar, chega a uns 70. Se cuida, meu caro. Dor no joelho é horrível.

      Excluir
  5. Vamos lá com meus pitacos.

    “e não para deixar exausto”

    Talvez seja bom ficar assim. Porque essa exaustão às vezes é boa. Nos relaxa. Daí se ver exercícios físicos como algo terapêutico. Gosto quando caminho bastante, chego em casa, tomo um banho frio e caio exausto na cama.

    “estou trabalhando minha mente para acabar com essas caminhadas”

    Não acabe. Reduza o ritmo. Sugestão: entre numa academia ou faça exercícios em pracinhas, leves, especialmente com membros superiores, costas etc. Não pare de se exercitar, seja como for!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma coisa preciso tomar cuidado: nunca dizer nunca. Academia nunca esteve em meus planos. Todo mundo que conheço, que já frequentou academia, desenvolveu algum problema. Mas, quem sabe, talvez, o dia de conhecer uma academia esteja próximo? Não sei...
      A exaustão é boa se você não precisa fazer uma comida balanceada depois e nem tem que ser responsável por ninguém. Daí seria tudo de bom. Feliz de quem aproveita!
      Um grande abraço. Não imagina como é bom ter você de volta.

      Excluir
  6. E eu fico feliz que tenham voltado a se falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, que bom. Já podemos, eu, você e kleiton, nos juntar numa casinha e esperar o lobo mau vir assoprar. Ganharemos uma casa nova do Minha Casa Monha Vida e teremos de nos lembrar do pagamento ao lobo. (Preciso avisar que é zoeira...)

      Excluir