segunda-feira, 1 de julho de 2024

FARRA PATRIOTA (MELÔ DA PICANHA)

Era uma vez
Um gato xadrez
Que caga na boca
E diz que não fez
Essa reflexão sobre os dias de hoje foi postada ontem, 30 de Junho, no canal Feel Metal Rock (YouTube). 

Antigamente, algumas múicas traziam algo da nossa vida. Quem já ouviu Legião Urbana, Belchior e Elis Regina entende o que eu digo. Ninguém ficava perguntando se tal coisa era de esquerda ou de direita, pois o foco era o pensamento, o sentimento dos dias. 

É isso o que prertendo com minhas letras para a SUNO A.I transformar em música: expressar como absorvo nossos dias, mas sem essa de brigar com pessoas. Eu sou escritor, produzo conteúdo na Internet. Quanto mais apreciarem algo meu, melhor.

Segue a reflexão.

FARRA PATRIOTA (MELÔ DA PICANHA)

Tenho arroz
Tenho feijão 
Tenho batata 
E macarrão 

E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?

A gasolina
A ritalina
A cloroquina
Tadalafila

E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?

Tá uma zona
A céu aberto
Tem erva e pó 
Tá tudo certo

E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?

É proibido cobrar
Alguém vai processar

É proibido cobrar
Alguém vai te achar

É proibido cobrar
Alguém vai te catar

É proibido cobrar
Alguém vai te calar

E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?
E a picanha?

Era uma vez 
Um gato xadrez
Que caga na boca
E diz que não fez

4 comentários:

  1. oi!
    Sei não, acho que um esquerdista progressista chamaria essa música de "fascista-conservadora-hétero-branco-cristão"...hahhh

    Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sempre haveria uma teoria, um rótulo, alguma coisa. É por isso que o movimento só cresce nas redes. Vivem disso.
      Antes que eu me esqueça, deixe-me adicionar seu blog aqui na lista. É mais fácil acompanhar assim.
      Obrigado pela presença.

      Excluir
  2. Totalmente punk! Eu entendo sua preocupação em associar suas letras com as melodias imprevisíveis da Suno. As pessoas que ouviram minhas "poesias" musicadas pela Suno foram unânimes em me elogiar. "Como você escreve bem!" ou "Fico até humilhada quando comparo minhas poesias com as suas". O engraçado nessa história é que eu deixei livre para a família e até mandei o arquivo em word do e-book "O Eu Fragmentado", mas nunca tive retorno nenhum. Bastou uma IA criar uma melodia para encaixar (mal) os textos que escrevi para todo mundo me elogiar. Resumindo: continue com suas experimentações com a Suno, pois memorizar um texto é uito mais fácil quando é cantado. Mas dá um trabalho filho da puta. Minha cunhada me encomendou uma música para o filho dela com o tema "Filipe vai ser papai". Juntei uns versos encomendados ao ChatGPT (sempre muito ruins, diga-se) com a melodia da Suno. Quer saber o que aconteceu? Fiz oito tentativas que geraram dezesseis versões com rítmos diferentes e o resultado ficou muito mais ou menos, mas ela adorou a versão que escolheu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você percebeu que meus textos tem um quê poético que foram adaptados pra música. Exatamente essa a finalidade: mostrar minha escrita, meu "eu" através desse negócio com a I.A de música, pois o que não é a poesia senão a forma como nos expressamos em palavras, não é mesmo?
      Essa música foi uma dentre muitas tentativas. Eu não fazia a menor ideia dessa versão punk. Eu tinha em mente algo não tão pauleira, com a voz lembrando Arnaldo Antunes na época dos Tribalistas. Depois de muitas tentativas, odiando cada uma das versões, eu vi essa e achei tão louca, que acabei que me convencendo que tem tudo a ver. Hoje não consigo imaginá-la de outra forma.
      O lance com o canal de música - na pior das hipóteses - é que o conteúdo no Youtube fica lá. Após uns 5 ou dez anos é legal, interessante voltar e ver.
      E fazer como você tem feito - mostrar para os parentes e amigos - é muito válido, super bom também, pois, no fundo, é para isso que a gente se diverte com nossas coisinhas. Para mostrar algo nosso aos nossos estimados.
      Fico feliz demais que você esteja tendo seus bons momentos com essa I.A.

      Excluir