quarta-feira, 3 de julho de 2024

A I.A MENOS FRESCA ATÉ AGORA

Algumas imagens que fiz na inteligência artificial IDEOGRAM - a mais flexível até agora para ilustrações e fotos. Em várias outras plataformas, os prompts foram rejeitados com a desculpa de serem inapropriados em relação ao que eles aceitam. Alguns alegaram cunho violento, outros encrencaram com a nudez. Essa não vê problemas no sombrio, dark, horror, e ainda partiu dela capar o velho para me mostrar - mas eu sou mesmo um cara de muita sorte (entendedores entenderão e rirão). Acho que no inferno será assim: uma horda de diabos, todos capados, me esperando.

Olha o prompt violento do indecente, como foi:

A hauntingly realistic illustration depicting a frail, elderly man with a gaunt appearance, stumbling down a dimly lit Gothic urban street. His naked, bony body is covered in abrasions and blood, with bruises visible on his bald head. He appears disoriented, as if lost in thought or suffering from an illness. A loyal, nervous Rottweiler dog walks alongside him, alert and protective. The dark, ominous atmosphere of the city looms in the background, creating a sense of unease and vulnerability.

Tradução:

Uma ilustração assustadoramente realista que retrata um homem idoso e frágil, com uma aparência esquelética, tropeçando em uma rua urbana gótica mal iluminada. Seu corpo nu e ossudo está coberto de escoriações e sangue, com hematomas visíveis em sua cabeça careca. Ele parece desorientado, como se estivesse perdido em pensamentos ou sofrendo de uma doença. Um cão Rottweiler leal e nervoso caminha ao lado dele, alerta e protetor. A atmosfera sombria e sinistra da cidade surge em segundo plano, criando uma sensação de desconforto e vulnerabilidade.

Coloco aqui o link do IDEOGRAM, que já vai no meu perfil, assim você pode xeretar o que mais andei fazendo fazendo lá - clique aqui

Um abraço

5 comentários:

  1. Fabiano!
    Me sinto muito atrasada nesse
    ponto, pois é muita informação
    com resultado imediato, para
    quem já aprendeu.
    Deixo minhas congratulações.
    Há mais de 20 anos, eu ouvia um
    debate em uma rádio no RJ, ainda morava lá
    e gosto de ouvir rádio.
    E os debatedores falavam a respeito da
    abertura que a tecnologia abria a passos largos
    para questões cinematográficas. Citaram o filme
    o Exorcista e as infinitas possibilidades.
    Hoje estamos diante da IA. Eis que algo avançou.
    E eu toda contente em ouvir livros em plataformas...
    Acabei de ouvir Os Miseráveis e começando a ler
    A Comédia Humana.
    Adorei ler mais essa sua matéria, e depois vou conferir
    o link .
    Bjins de linda tarde.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  2. Estamos ainda numa transição, mas já vislumbrando muita coisa diferente de 30, 40, 50 anos atrás. Quem diria que seria possível saber da existência da querida Catiaho no ES, por exemplo? E quem diria que vocês todos iriam ler as coisas que um gordo gay de Ribeirão Preto fica escrevendo? Que loucura! E imaginar isso, até a primeira metade dos anos 90, era completamente utópico. E hoje a Internet não só possibilita conversar mas também diverte, ensina, instrui, informa, desinforma, ela abocanhou quase tudo na vida.
    No livro "O Presidente Negro", de Monteiro Lobato, um cidadão que tinha se acidentado se vê maravilhado com as ondas de rádio para telégrafos e fax. Naquela época, eu suponho que tenha sido a grande novidade. E em um momento, expressou-se que no futuro essas ondas tomariam conta do cotidiano das pessoas. Olha só hoje, quase que há 100 anos de Lobato ter escrito esse livro, as tais ondas aí no nosso cotidiano. Mais presentes que nunca.
    Um abraço ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que leu o "Presidente Negro", uma distopia criada pelo mestre Lobato. A história do "porviroscópio" também é bem legal. E não deixa de ser engraçada a criação desse neologismo usando uma palavra hoje em desuso. E fiquei impressionado com os desenhos gerados pela IA. As instruções precisam ser em inglês? Que devo fazer para "brincar" com esta nova IA? Outro comentário: eu fiquei literalmente chapado na década de 1980 ao saber que imagens podiam ser transmitidas por telefone (fax). E mais ainda quando descobrimos que na Europa já existia xerox colorido. A tecnologia avança muito rapidamente, mas a imensa maioria da população parece estar mentalmente na idade da pedra, com seus medos e preconceitos. O máximo que consegue é aprisionar-se na telinha de um smart phone.

      Excluir
    2. Esse livro do Lobato tem coisas tão visionárias que chega a assustar. Não só a Internet, mas o poder que hoje as mulheres exercem e até os EUA obterem o seu Presidente Negro. Chega ser assombroso. Naquela época, tenho certeza de que acharam que ele viajou legal na maionese. Tanto que o intuito foi cair ns graças dos "isteites", mas o que ele ganhou foi frustração e decepção.
      Minha família teve um fax. Pouco usávamos, na verdade, mas era bem útil quando precisávamos.
      Quando eu era jovem, encarava com naturalidade as novidade da época. Hoje eu me espanto.
      A vida era muito mais simples e trabalhosa.

      Excluir
    3. Sobre os prompts para a I.A, você pode colocar tudo em português, é que existe o risco de ela não entender alguma coisa. mas eu normalmente faço textinhos simples em português. Esses que você viu foram excessoes.
      Normalmente as pessoas escrevem tudo no Google tradutor, daí pegam a parte que ele traduziu, copiam e colam na I.A

      Excluir

AS PROIBIDONAS E A OFERECIDA

Fico olhando essa coisa de proibirem o tal do fenol e agora do outro, o pmma. A substância é utilizada para fins estéticos em lugaress caros...