quinta-feira, 29 de agosto de 2024

DESVICIAÇÃO - parte 2

Na postagem anterior sobre este assunto, falei do meu hábito (ou vício) de andar muito, o que me faz ter receio de estar provocando um desgaste em meu joelho. Ao fim da postagem, deixei claro que o processo da desviciação não parava aí. Agora vou explicar o que mais faz parte dele. Vamos lá!

Parar de andar os longevos quilômetros me deu cerca de seis quilos a mais. Dos 99 a 100kg, saltei para 105kg - e se eu não tomar cuidado, aumento mais, vez que sou bom de garfo. Não como muito durante o dia. Meu café da manhã consiste em café com leite desnatado, cafezinho preto e dois pães franceses com pouca margarina. 

E pensar que sempre torci o nariz para o leite desnatado. Hoje não consigo tomar o integral.

Geralmente não almoço, pois tomo esse café em horário de almoço. Minha caminhada é por volta das quatro da tarde. Ela não é diária, ocorre de duas, no máximo três vezes na semana. Já foi mais frequente no passado, mas é melhor como está. 

Como deixei claro na postagem anterior, descanso em um shopping e volto para casa de ônibus, não mais a pé. Quando estou no shopping, por volta das 17h30 ou 18h, adquiri o péssimo hábito de comer algo em uma rede de salgaderia onde o povo faz até fila.  

Normalmente escolho dois salgados. Não preciso de mais que isso. Não bebo líquido, pois compro o segundo salgado com o dinheiro do líquido. Carrego sempre uma garrafinha de água. 

Esse hábito é que pretendo me desviciar. Às vezes eu os troco por um sorvete barato do Méqui, às vezes por amendoins das lojas americanas, e há ocasiões em que não saboreio simplesmente nada, apenas minha água - mas essas ocasiões têm sido poucas, quase raras.

Vou ter que me desviciar desses salgados. Verei qual será o impacto. Antes, eu nem me importava em engordar por causa deles, pois eram surreais de tão gostosos, mas passou um tempo e hoje não os considero mais aquela coisa toda. Não sei se me acostumei ou se percebi tarde a perda da qualidade. Antes, parecia que foram feitos por anjos. Agora percebo uma massa comum, sem nada demais, e muitas vezes me passam os mais morenos ou os que não deram tanto certo. Aqueles sachezinhos de maionese e catchup, quando me dão, muitos não abrem. Se a gente vai reclamar, pedir para trocar alguma coisa, as mulheres ficam com cara feia e conversam umas com as outras na base da indireta. É foda... 

Já pensei em reclamar na rede, mas este é um shopping bem frequentado por pessoas que podem fazer isso, até com maior embasanento que eu (doutores, médicos, advogados, etc), por isso acredito que minha reclamação de pé rapado sem profissão daria em nada, principalmente porque vejo o comportamento homogêneo de todos os funcionários. Não vejo uma hierarquia que garanta coisa alguma de verdade. 

No fundo, talvez esse seja o motivo que tenho para me desviciar desse hábito.

7 comentários:

  1. o que tu tem que desviciar é esse teu cardápio horrível! dois pães franceses com café na hora do almoço? Salgadinhos no shopping? Não almoça? Cara, tu tem que melhorar isso aí. Tu tá comendo só lixo o dia todo. Aproveita que estou com paciência para dar mentoria de alimentação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu como comida de verdade, só que à noite. Meu cardápio é bem variado e sempre inclui legumes e saladas todos os dias. Acontece que se o almoço e o café da manhã for o mesmo banquete, os 300 quilos estarão logo ali. Eu faço exames a cada seis meses, eu me trato no Hospital das Clínicas, estou com taxas excelentes. Tomo café com pão ao meio-dia porque não acordo cedo. O horário que seria meu almoço é o horário que eu ando. Café faz bem, pão também. Não se preocupe. Eu me alimento bem até demais. Obrigado pelo apoio.

      Excluir
  2. Se me tratam mal num lugar, nao retorno. Sei q o dono muitas vezes nem culpa tem, quanto mais a franquia. Tb sei q nao sentirao falta de meus trocados. Mas nao me sinto bem em voltar.
    Cortar bobagens é sempre benéfico.
    Tome um espresso com leite, por exemplo.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom. Você já viu uma foto do meu jantar. Comemos verduras, legumes, comemos de tudo, todo dia, é rotina, mas sem paranoia, o que me permite algumas coisas. Tomar um café expresso com leite após uma caminhada é muito bom - melhor que tomar um café expresso com leite sem caminhada. Mas se tomar também, tudo bem. Não é o fim do mundo.
      Obrigado pelo apoio. Vou dar, sim, um tempo da salgaderia, pois o raciocínio é bem esse. Não farei falta lá e estarei deixando de ingerir algo por mais algumas horas.

      Excluir