terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Influenciados e Censurados

Imagens via Ideogram AI 




Vivemos num país mais censurado que nunca. 

Tem a censura chamada "lugar de fala", que pelo próprio povão é estimulada. Segundo os jumentos, se você não faz bolo, deve se calar ao tecer comentários sobre um. Se você não é astronauta, deve se calar em falar qualquer coisa sobre o espaço. Essa turma age com bestialidade ao dizer que uma pessoa só deve falar daquilo que ela sabe ou está incorporado na vida dela. Elas usam esse argumento para ficar apontando o dedo para qualquer um que as faça sentir-se incomodadas, não porque a pessoa se dirigiu com estupidez contra ela, mas porque o indívíduo simplesmente emitiu algo contrário à sua linha de pensamento. O ser nem falou a ela, nem sobre ela, mas o alecrim dourado pegou para si, dizendo se sensibilizar por uma causa. Essa porra toda se originou em movimentos que lutam por questões de minorias, o que é louvável. Que bom que temos quem luta pelas minorias, mas que ruim que algumas dessas pessoas, na falta de pautas consistentes, transformam pequenas circunstâncias em algo grotesco, nocivo a toda a sociedade. 

E tem a censura de todo dia, geralmente por causa de uma porção de bobagens que são faladas pelas pessoas em geral que até podem não entender nada, mas querem postar a sua valiosa opinião sobre todos e sobre tudo. Afinal, se ele pode, por que eu não posso? Aos poucos, estão fazendo com que ninguém poderá. As pessoas, mais do que nunca, estão na Internet. E as redes sociais querem lucrar horrores com os Zé Ninguéns da vida, mas não querem ter que responder por um "A" publicado por algum deles. "Produza pra gente, mas vá se foder pra lá." 

Cada vez mais é preciso mudar palavras para que os algoritmos não boicotem seu conteúdo. A palavras mais comuns que são censuradas e as formas de burlar essa censura:

morte - m0rte

ódio - ód10

morrer - m0rr3r

mulher - culher (colher)

racismo - r4cism - r*cism0

racista - r*cist4 - r4cist*

abuso - abus* - 4bus0 - *bus0

estupro - 3strup - stupr*

gordo - G0RD0 - grd0

viado - v14d0 - V1AD0

Existem várias outras palavras e muitas mudanças que aplicam sobre elas. Essas são as mais comuns. Às vezes, os caracteres são mais separados, tudo depende do contexto. 

A meu ver, culpar direita e esquerda não muda absolutamente nada, só presta para alienar pessoas que têm preguuiça de pensar e podem se influenciar a acreditar que em tal lado não haja pessoas más, preconceituosas, machistas, racistas, homofóbicas, gordofóbicas etc., quando a mais pura verdade é que a personalidade de um ser humano não se define politcamente, mas, sim, por meio de uma série de fatores existenciais (pais, responsáveis, ambiente, genética, acontecimento). Portanto, a essência de um ser humano é individual. Isso é até óbvio, mas me assusta como algo consegue manipular a nossa mente, fazendo com que a gente se esqueça até de coisas óbvias e vai, sem perceber, caminhando com uma manada. E se você pensa que esse tipo de coisa não acontece a você, tome cuidado: as mentes que se acham mais seguras, enraizadas em seus valores, são as que menos se dão conta que são manipuladas. Calma! Saiba que isso não é sua culpa. Existe um sistema que, de alguma maneira, sabe pegar todo mundo.

Nesses tempos de Internet, somos cada vez mais influenciados e censurados.

4 comentários:

  1. Eu não queria, mas acho que vou escrever um texto sobre autoritarismo, que tem, na minha opinião uma grande sintonia com o texto deste post. Mas ainda demora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não terei expectativas. Assim você fica livre, sem cobranças para escrever se quiser e quando quiser. Um abraço.

      Excluir
  2. Realmente, e o mais estranho é que esse governo veio para restaurar a democracia e a liberdade perdidas, certo? Hum, hum.

    ResponderExcluir