Não sei o que as pessoas acham que é ser escritor. A vida é difícil e fica mais, pois escrever é dar seu tempo para colocar em palavras o que está no seu pensamento.
Escrever não é virar celebridade.
Escrever não é ter um carinho a mais pelas pessoas que ficam sabendo que você escreve.
Escrever é sentar e escrever.
O que acontece depois? Nada.
Você não vai ao Prograna do Jô, não vai aparecer em lugares importantes como a revista Veja, Caderno 2, Folha Cultural etc.
Você não vai pra ABL, criatura! Não viaja!
Bienal e similares? Não. Nem na sua cidade saberão de você.
Existem coisas legais que vêm sim, como consequências sobre determinados ações desempenhadas. Existem pessoas que podem promover sua escrita. Assim elas planejam e investem. Existem pessoas que colhem uma boa visibilidade após 20 anos ou mais de anonimato.
Se você está usando a escrita pensando que terá tiete, alguém com consideração especial, só pare! Escrever não é isso!
"Ah, mas..."
Não tem "mas". O que se vê por aí é investimento, trabalho e consequência. Se você não está nisso, coloque os pés no chão e a cabeça no lugar.
Creio que escrevemos por ter necessidade de escrever, mesmo que seja apenas para nós mesmos. Há um texto/poema muito bom de Charles Bukowski que diz muito do que você escreveu. Transcrevi apenas alguns versos, usando a forma “texto”:
ResponderExcluirSe tentas escrever como outros escreveram, não o faças. Não sejas como muitos escritores, não sejas como milhares de pessoas que se consideram escritores, não sejas chato nem aborrecido e pedante, não te consumas com auto-devoção. As bibliotecas de todo o mundo têm bocejado até adormecer com os da tua espécie.
Você lembra de que obra tirou isso? Gostei muito.
ResponderExcluirPara simplificar, eu tirei do próprio Blogson. O link é este: https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2015/05/entao-queres-ser-um-escritor-charles.html
ResponderExcluirOi, Fabiano! Muita gente acha que ser escritor é virar uma ESTRELA, né? É preciso ser um pouco obcecado para ter essa ideia, ou talvez não, já que atualmente muita gente se esforça para ser reconhecida, não importa em que área. Percebo essa característica em pessoas jovens, embora tenham indivíduos com certa idade que pensa assim também. Parece que se alguém não é famoso para um montão de gente, ele simplesmente não existe. Tempos de visibilidade total, meu caro. A internet é sempre a culpada, não é mesmo? Aliada ao EGO gigante que muitos carregam consigo vemos o fenômeno se perpetuar bem na nossa cara. Diante de nossos olhos, causando-nos uma perplexidade antes não vista, ao menos com toda essa necessidade mórbida de reconhecimento. Abraço!
ResponderExcluir